Páginas

9 de abril de 2014

Por que o personagem da caixa de cereal está sempre olhando para baixo?

ph2008072902709
Um estudo realizado pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, analisou 65 marcas de cereais para descobrir se as pessoas e personagens que aparecem nas embalagens influenciam no comportamento dos consumidores.
Os resultados da pesquisa  apontam que os cereais para crianças são dispostos nas duas prateleiras inferiores que ficam a cerca de 60 centímetros do chão, enquanto os produtos feitos para adultos ficam nas duas prateleiras superiores a uma média de 1,20 metros de altura.
Eles encontraram nos estudos é que as embalagens de cereais para crianças usam personagens cujos olhos estão em um ângulo médio de 9,6 graus para baixo – que é suficiente para fazer com que o personagem e a criança tenham contato visual. As figuras que aparecem nas embalagens para adultos olham praticamente reto, buscando também o contato visual.

543071846810122-t640

A influência e o comportamento

Mais do que entender quais são os mecanismos das empresas ao criar e expor seus produtos, os pesquisadores tinham como principal objetivo determinar se esses recursos causavam algum tipo de influência no comportamento dos consumidores.
Então, após analisar as embalagens e identificar as estratégias das empresas, os pesquisadores realizaram um segundo estudo para determinar os sentimentos e a conexão que os consumidores demonstravam com relação a cada marca.
Nesta etapa, os participantes precisavam dar uma nota para a confiança e a conexão que sentiam com o produto. Para isso, os pesquisadores mostraram aleatoriamente duas versões de uma embalagem: em uma delas o personagem (que era um coelho) estava olhando para a frente e na outra ele olhava para baixo.
Os resultados mostraram que a confiança na marca era 15% maior e o sentimento de conexão era 28% mais alto quando o participante estabelecia contato visual com o personagem. Além disso, quando existia contato visual, os voluntários afirmavam gostar mais do cereal do coelho (que se chama Trix) do que de outros cereais.
Isso nos mostra que, independente da idade do consumidor, o contato visual com as pessoas ou personagens que aparecem nas embalagens aumentam os pensamentos positivos com relação ao produto e influenciam diretamente na escolha do consumidor.
E você, caro leitor, o que acha do uso desse tipo de recurso por parte das empresas que desenvolvem produtos para crianças e adultos?
Fonte: Megacurioso /Food Psychology

Nenhum comentário:

Postar um comentário