Páginas

25 de março de 2014

Porque as formigas se cumprimentam?

capa_formigacumprimentando
Quantas vezes você já se deparou com uma pequena trilha de formigas e observou-as? Várias delas em um sentido, várias delas no sentido oposto? E quando elas se encontram no meio do caminho, param para se “cumprimentar” e prosseguem…



Na realidade esse fenômeno ocorre porque as formigas possuem um sistema de comunicação muito peculiar através das antenas. O que ocorre de fato é o reconhecimento através do cheiro umas das outras, para detectarem se fazem parte do mesmo ninho.






Por questões de segurança, as formigas não aceitam intrusos em sua colônia (formigueiro) e por isso a necessidade de estarem sempre atentas ao menor sinal de invasão de alguma formiga estranha ou até mesmo doente, quando é imediatamente isolada do grupo.
As formigas produzem através de uma reação química o chamado feromônio que é exalado através de glândulas marcando o caminho percorrido e servindo de comunicação entre elas.




O feromônio é secretado por alguns animais influenciando o comportamento ou o desenvolvimento morfológico de outros animais da mesma espécie, como é o caso também das mariposas.Fonte:Vocêsabia

Nenhum comentário:

Postar um comentário