Páginas

16 de janeiro de 2014

Mecanismo que produz nossos anticorpos pode causar leucemia

Ferramentas do nosso organismo usadas para fortalecer o corpo contra infecções podem tornar algumas células mais suscetíveis à doença.
As ferramentas do nosso organismo usadas para fortalecer o corpo contra infecções são uma das causas da forma mais comum de leucemia infantil, diz um estudo publicado na revista "Nature Genetics". O trabalho apontou que a máquina utilizada para produzir milhões de anticorpos no nosso sistema imunológico pode falhar, fazendo com que as células mais suscetíveis tornem-se cancerosas.
Segundo a pesquisa, nosso sistema imunológico faz milhões de anticorpos diferentes, mas há apenas uma limitada quantidade de DNA que contêm instruções sobre essa produção. Com o objetivo de gerar uma grande variedade de anticorpos para proteger nosso corpo, o DNA fica embaralhado e alguns pedaços são apagados.
Os cientistas do Instituto Sanger, em Cambridgeshire, e do Instituto de Pesquisa do Câncer, em Londres - ambas as cidades ficam na Inglaterra - descobriram que o mesmo mecanismo que embaralha o DNA para produzir anticorpos também pode alterar o risco de desenvovler o câncer.
'Descobrimos que as alterações genéticas são impulsionadas principalmente por pedaços do DNA que estão sendo excluídos das células pelo mesmo sistema usado pelas células imunes para gerar anticorpos', disse à BBC News o cientista Peter Campbell, do Instituto Sanger.
Matt Kaiser, chefe de pesquisa do intituto “Leukaemia & Lymphoma” disse ao mesmo veículo que a novidade terá grande valor na criação de um tratamento mais preciso.
'Ao usar tecnologia genética de ponta, a pesquisa avança nossa compreensão da biologia real que impulsiona alguns desses tipos de câncer', disse.
Fonte:ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário