Páginas

6 de dezembro de 2013

Sorteio da Copa define grupos da primeira fase e rivais do Brasil

Evento definirá os oito grupos da primeira fase da Copa do Mundo
Nesta sexta-feira, às 13h, a Copa do Mundo de 2014 enfim tomará forma - após a definição dos 31 classificados, que enfrentaram uma dura jornada nas Eliminatórias para se juntar ao país-sede Brasil, a Costa do Sauípe, na Bahia, receberá o Sorteio Final, que definirá as oito chaves da primeira fase da competição que acontecerá entre 12 de junho e 13 de julho do próximo ano. Com isso, as seleções saberão contra quem jogarão, e em que cidades irão atuar, para definir suas bases.

Por enquanto, a única certeza é a alocação da Seleção Brasileira como cabeça-de-chave do Grupo A - e, com isso, a tabela já está definida, com jogos em São Paulo, Fortaleza e Brasília, nos dia 12, 17 e 23 de junho. Os outros sete países a encabeçarem os grupos foram definidos com base no ranking da Fifa, em critério que gerou polêmica, pois Itália, Holanda e Alemanha ficaram de fora, apesar da tradição e história na competição mundial.

Com isso, Argentina, Uruguai, Colômbia, Alemanha, Espanha, Bélgica e Suíça serão os outros cabeças-de-chave, que terão seus grupos sorteados nesta tarde. Outra decisão que causou furor foi a alteração da regra que colocaria a equipe europeia de pior ranking (no caso, a França) diretamente no pote 2. A Fifa anunciou que as nove seleções do continente, que estão no pote 4, serão sorteadas, e uma delas migrará - e, obrigatoriamente, acabará no grupo de um sul-americano, pois não são permitidos três europeus na mesma chave.

Além dos adversários, as distâncias entre as cidades serão acompanhadas com atenção - a quarta equipe do Grupo G viajará quase 5,6 mil quilômetros na primeira fase, enquanto o cabeça-de-chave do Grupo H terá uma trajetória tranquila, com apenas 700 quilômetros. Outras seleções, como a Inglaterra, já se declararam abertamente incomodados com a possibilidade de atuar no calor e umidade de Manaus - e a capital amazonense reagiu prontamente, repudiando as declarações inglesas.
Fonte:POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário