Páginas

17 de dezembro de 2013

Coisa de nerd: homem liga seu Mac Plus na internet


A maioria de nós tem aparelhos antigos de tecnologia por aí, juntando poeira, mas um engenheiro decidiu colocar o seu em bom uso.
Jeff Keacher, do Colorado, Estads Unidos, conseguiu com êxito  conectar à internet um Mac Plus de 27 anos de idade,  uma versão inicial do computador Apple Mac - usando um Pi Raspberry e servidor proxy.
Isto é particularmente impressionante, porque o computador foi construído em 1986 - cinco anos antes de os primeiros servidores de web serem ligados e da world wide web lançar oficialmente - e dize ser  200.000 vezes mais lento do que desktops modernos.
Isso significa que ele não tem um navegador web, não conseguia ler os endereços da web.
O processo completo de como Keacher conseguiu conectar seu hardware antigo agora está disponível em seu blogue.
Ele começou com a instalação de uma versão do MacWeb 2.0 - uma versão inicial do navegador do Mac que é executado no sistema operacional Mac System 7.  
Para conectar o computador ao roteador, sem uma porta Ethernet, Keacher usou uma série de adaptadores antigos para conectar um Raspberry Pi para o Mac Plus. Ele então ligou o Pi ao roteador.


MacWeb 2.0 não é capaz de ler os endereços da Web, links e páginas da mesma forma como os navegadores modernos, porque ele não reconhece linguagens de computador, tais como Javascript ou CSS.
Em vez disso, Keacher recrutou um amigo para escrever um programa de proxy que tomou a URL de sites, tirou toda a linguagem do computador moderno, os cookies e imagens e virou os locais em versões básicas de texto.
Keacher foi então capaz de ler páginas da Wikipédia e acesso Hacker News através do browser retro.
Em seu blog, Keacher explicou:- Sim, em certo sentido, meu Mac já foi pra internet.
Fonte:FatosDesconhecidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário