Páginas

28 de dezembro de 2013

5 Coisas Que Fazem Parte Da Sua Vida Que Estão Acabando!

Você já deve ter lido ou ouvido aquela famosa frase, "A gente não da valor para as coisas até que elas não existam mais". Pois é, isso é verdade, e não vai ser mais essa vez que você leu essa frase, que vai começar a dar o valor merecido para alguma coisa que algum dia pode acabar. Dificilmente passa um dia em que não estamos sendo informados sobre a pressão insustentável que estamos colocando em nossos recursos naturais. E enquanto temos plena consciência de que produtos como óleo, carvão e água potável estão acabando, você ficaria surpreso com a forma em que muitos de nossos produtos de conforto estão simplesmente deixando de existir.
Enquanto os seguintes exemplos não são tão importantes para nossa vida como, por exemplo, água potável, eles ainda são uma parte integrante de nosso dia a dia. Então, vamos analisar os 5 produtos do mundo moderno que precisamos apreciar enquanto podemos!

5: Chocolate

Chocolate é sensacional, não é? Lamentável, então, que a maioria da oferta de cacau do mundo vem da África Ocidental, onde muitos países ainda usa de atos como trabalho infantil, tráfico ou escravidão, em outras palavras o tipo de trabalho que produz o chocolate que você está comendo. Mesmo com o trabalho escravo, a agricultura de grãos de cacau não é financeiramente lucrativa para o agricultor africano.
Colheita de cacau é um trabalho duro, tenho certeza que as crianças que trabalham lá podem te dizer isso. É demorado (cada nova safra leva cinco anos para crescer), tem que ser feito à mão, e pior ainda, tem que ser feito à mão em um excruciante calor. (E eu aqui reclamando de 34º com ventilador na minha cara) E a recompensa final? Uma média de R$1,60 por dia para o agricultor. A este ritmo, em cerca de 20 anos, o chocolate pode se tornar um luxo como o caviar. E isso é com o trabalho infantil. Com o preço do trabalho aumentando, colocando os agricultores em uma perda ainda maior, o preço do chocolate vai ser muito caro para ser produzido em massa.
Além disso, não é como se as outras partes do mundo pudessem cultivá-lo. Chocolate só pode ser cultivado em latitudes dentro de 10 graus do equador, uma área que é o lar de algum dos locais mais instáveis do planeta. Em outras palavras, daqui 50 anos, o mercado de doces pode ser completamente diferente do que temos hoje.

4: Tequila

Em 2007, o "Blue Agave" (planta que da origem a tequila) do México já não estava muito bem. 20% da safra foi prejudicada por uma doença, um sinal de que os agricultores estavam dando as costas para suas colheitas, pela mesma razão dos produtores de cacau: O custo. Cultivo de milho é muito mais lucrativo do que a da "Blue Agave". Então, o que um agricultor faz quando ele quer substituir o agave azul com uma colheita que de dinheiro? Queime tudo! Sim, ao invés de colher o que já tinham, os agricultores decidiram queimar toda sua plantação.

Mas não comece a se desesperar, ainda. Os principais produtores foram cuidadosamente armazenando tequila, para que quando finalmente comece a acabar, o produto se torne em ouro líquido, fazendo com que agricultores voltem a plantar as mesmas plantações que um dia atearam fogo.

Claro, uma vez que isso acontecer, vai levar mais ou menos 12 anos para que a "Blue Agave" produza frutos necessários para ser possível a fabricação de tequila. Se você gosta da bebida, é bom começar a estocar o que puder, e se mesmo assim quiser afogar as suas mágoas, eu sugiro vodka.

3: Vinho

A sede insaciável de vinho, nos deixou em uma situação complicada. Claro, temos mais de um milhão de produtores de vinho em todo o mundo, fornecendo cerca de 2,8 bilhões de caixas por ano, mas isso ainda não é o suficiente para preencher a crescente demanda por mais vinho.
Na verdade, o problema não é o aumento do consumo mundial de vinho, mas sim a queda na produção. A produção de vinho do ano passado na Europa, que produz cerca de 50% da oferta mundial, caiu em 10%. 
Note no seguinte gráfico a queda da produção de vinho.

2: Queijo de cabra

Em 2010, o Reino Unido viu um grande surto de doença febre Q. Como resultado, mais de 50 mil cabras e ovelhas grávidas foram abatidas, e alguns agricultores decidiram interromper a reprodução por completo. Só isso teria sido um problema gigantesco, mas certamente a demanda não continuou a aumentar.
Enquanto queijo de cabra é particularmente popular no período que antecede as férias (especialmente na Europa), outra excepcionalmente grande parte do mundo parece ter adquirido um gosto particular no queijo: A China. E eles estão dispostos a pagar muito. Isso está colocando os fornecedores de queijo de cabra em uma situação complicada. Como George Paul, diretor do queijeiro "Bradbury & Son" disse ao The Telegraph: "Os varejistas vão precisar estar dispostos a pagar mais por produtos de cabra, ou ficar sem. Um ou outro vai acontecer logo."
Sei que no Brasil o consumo de leite e queijo é de grande parte de vaca, porém ainda assim, se você gosta de queijo e leite de cabra, aproveite enquanto pode.

1: Bacon

Deixe que eu comece com: NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO! Eu não me importo com Tequila, eu não e importo com vinho, eu posso até viver sem chocolate, MAS DEIXEM MEU BACON EM PAZ!

De acordo com a "National Pig Association) da Grã Bretanha (NPA), uma escassez mundial de bacon (e outros produtos de carne de porco) é inevitável. Mas não culpe o seu impulso guloso ainda, há uma variedade de fatores que contribuíam para o nosso pequeno (PEQUENO?!) problema suíno.

O NPA atribui grande parte da escassez ao aumento do custo dos alimentos, um custo que pode por sua vez ser atribuída a fracas colheitas de milho e soja no ano anterior. Mas não é apenas na Grã Bretanha; Essas mesmas tendências estão sendo espalhadas em todo o mundo. O departamento de agricultura dos Estados Unidos divulgou um relatório em agosto de 2012, que previu com precisão que os criadores de porcos iriam cortar a produção, a fim de minimizar suas perdas, graças a uma violenta seca que enfrentaram no mesmo ano. Além disso, uma epidemia nos suínos ocorreu em 15 estados. E a partir de agora, não há nenhuma vacina ainda.

Claro, isso não significa que o bacon vai desaparecer por completo, mas os preços certamente vão refletir o estoque ficando cada vez menor.

Claro, esses são apenas 5 de produtos que estão acabando, o que mais podemos acrescentar a lista? Deixe nos comentários.
Fonte:FatosDesconhecidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário