Páginas

6 de novembro de 2013

Nova parte do corpo descoberta em ligamentos do joelho

Apesar de uma bem sucedida cirurgia de reparação do ligamento cruzado anterior (LCA), e sua posterior reabilitação, em alguns pacientes com joelhos em que esse ligamento foi reparado, continuaram a ter os chamados pivot shift, ou episódios em que o joelho se deforma durante a atividade.

A descoberta do novo ligamento no joelho humano

Nova parte do corpo descoberta em ligamentos do joelho
Nos os últimos quatro anos, os cirurgiões ortopédicos Dr. Steven Claes e o Professor Dr. Johan Bellemans vêm realizando pesquisas sobre graves lesões do LCA em um esforço para descobrir o porquê a recuperação não é completa.
O ponto de partida foi um artigo datado de 1879 escrito por um cirurgião francês que postula a existência de um ligamento adicional localizado na parte anterior do joelho humano.

Essa postulação acabou por ser correta, os médicos belgas são os primeiros a identificar o ligamento previamente desconhecido depois de um amplo estudo em cadáveres usando técnicas de dissecação macroscópica.
Sua pesquisa mostra que o ligamento, que recebeu o nome de ligamento ântero-lateral (LAL), está presente em pelo menos 97 por cento de todos os joelhos humanos. Outras investigações descobriram que o pivot shift, uma complicação comum após a reabilitação do LCA, é causada por uma rutura no ligamento LAL.

Algumas das conclusões foram publicadas recentemente no Journal of Anatomy.‪ As questões de pesquisa e pensamento médico atual sobre lesões do LCA graves poderiam sinalizar um avanço no tratamento de pacientes com lesões do LCA graves. O Dr. Claes e Professor Bellemans estão atualmente trabalhando em uma técnica cirúrgica para corrigir todas essas lesões. Esses resultados estarão prontos em vários anos.
Rompimentos no ‪LCA são comuns entre os atletas em esportes pesados, tais como futebol, basquete, esqui e vôlei.
Fonte:clicmais

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário