Páginas

29 de novembro de 2013

Não toque no seu gato. Ele realmente não gosta


Se você realmente ama seu gato, não fique tocando nele.
Os pesquisadores dizem que os animais de estimação tornam-se estressados, se eles estão constantemente sendo acariciados.
Especialistas em comportamento de animais descobriram que os hormônios liberados pelos gatos, estão ligados à ansiedade de quando eles são tocados por humanos.
Na verdade, os testes parecem mostrar que gatos não gostam de ser acariciados.
Alguns estavam dispostos a aguentar – o que não é gostar -, mas eles eram os indivíduos que apresentaram os mais altos níveis de angústia.
Os pesquisadores concluíram que os apaixonados por gatos, devem evitar acariciar constantemente seus amigos felinos para poupar os seus sentimentos. 
O professor Daniel Mills disse: "Nossos dados sugerem que gatos toleram o toque, em vez de aproveitar”. Parecem ser os mais estressados.
Os resultados vêm de um estudo que analisou a forma como lidar com gatos que  vivem ao lado de seres humanos na mesma casa. 
Cientistas em colaboração com a Ceva Saúde Animal, examinaram os gatos que vivem sozinhos, em pares e em grupos de três ou quatro, avaliaram os níveis de hormônios do estresse, em quatro ocasiões.
A pesquisa também desfez a crença popular de que os gatos são criaturas solitárias e que se esforçam para viver felizes juntos em grupos.
Embora o número de gatos em casa não previu os níveis de estresse a fundo, os pesquisadores descobriram que os gatos mais jovens - com menos de dois anos - que vivem por conta própria, eram mais estressados ??do que os mais jovens que vivem em grupos maiores.
- Muitas pessoas mantêm grupos de gatos em sua casa e algumas pessoas têm argumentado que, porque esta é uma configuração não natural, não é bom para o seu bicho.
Nossa pesquisa mostra que isso não é necessariamente o caso. 
Parece mesmo que eles não são os melhores amigos, os gatos podem ser capazes de se organizar para evitar um ao outro, sem ficar estressado. – acrescentou Mills.
Ele continuou, dizendo que os gatos que não gostavam de ser acariciado também foram capazes de evitá-lo, se eles viviam com um gato ou mais de um gato, que foram capazes de tolerar isso. 
- Parece que esses gatos em quem o proprietário impõe a si mesmo, são os que precisam estar mais preocupados. 
Se você tem vários gatos você deve dar-lhes a opção de partilha ou de ter suas próprias áreas especiais para comer, beber e ir ao banheiro. 
O projeto envolveu equipes da Universidade de Lincoln, da Universidade de São Paulo, no Brasil, e da Universidade de Medicina Veterinária, Áustria.
Fonte:Fatosdesconhecidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário