Páginas

19 de novembro de 2013

Esqueci de tomar a pílula. E agora?

A chance de gravidez de quem toma o remédio certinho, sem esquecer, é de 0,3%. (Foto: iStock)
A gente tem tanta coisa na cabeça, tantos compromissos e tanto para resolver que, quando nota, já passou um dia e a pílula anticoncepcional, um dos compromissos mais importantes do dia, ficou para trás.
É nessa hora que bate o desespero. Você tem certeza que vai ficar grávida só de olhar para um cara gato e um filme passa na sua cabeça: a barriga crescendo, um bebê fofinho no seu colo desatando a chorar e você sem ter a mínima noção do que fazer porque não estava pronta para ser mãe. Calma. Respire fundo e descubra algumas coisinhas.
A chance de gravidez de quem toma o remédio certinho, sem esquecer, é de 0,3%. Quando você esquece de tomar o medicamento por apenas um dia esse número sobe para 9%. É desesperador, mas lembre-se que você tem métodos auxiliares para evitar a gravidez. A camisinha, por exemplo, ainda previne DSTs.
E mesmo que você tome o anticoncepcional todo dia, ele pode falhar. As interações entre medicamentos fazem isso. Misturar pílula e antibiótico, por exemplo, é uma péssima ideia, já que os dois juntos fazem com que o anticoncepcional deixe de agir como deveria.
Outras vezes você nem sabe que deixou de tomar. Como assim? Você toma a pílula, mas está doente, então vomita. Pois é, ela foi junto. O corpo precisa de um bom tempo para absorver o medicamento.
Se engravidar não está nos seus planos é bom usar sempre a camisinha. Ela você não pode esquecer de jeito nenhum. Além de não permitir que um bebê seja feito, ela cuida para que doenças não ganhem espaço no seu corpinho.
Em um momento de desespero, a pílula do dia seguinte é uma opção. Mas lembre-se que ela é um remédio de emergência. Se você começar a tomar sempre pode trazer prejuízos ao corpo, já que ela é uma bomba hormonal.
Fonte:yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário