Páginas

31 de outubro de 2013

Mais de mil toneladas de armas químicas são lacradas, na Síria

Sírios evacuam o subúrbio de Damasco
A Organização para Proibição das Armas Químicas (Opaq), encarregada de supervisionar o processo de destruição do arsenal sírio, divulgou nesta quinta-feira, dia 31, que mais de mil toneladas de armas químicas e substâncias pertencentes ao regime de Bashar al-Assad foram lacradas.
"Todos os depósitos de armas e substâncias químicas foram lacrados, com lacres invioláveis", disse  Christian Chartier, porta-voz da entidade, à agência de notícias France Presse. Anteriormente, fontes da entidade, que pediram anonimato, haviam afirmado que todos os equipamentos declarados para a produção do arsenal químico na Síria foram destruídos antes do prazo limite, sábado dia 2. "A Síria completou a neutralização de sua produção de armas químicas e de suas instalações de montagem de tal armamento."
De acordo com documento divulgado pela Reuters, a organização informou que suas equipes inspecionaram 21 de 23 locais de armas químicas. Os outros dois eram muito perigosos, mas os equipamentos já haviam sido removidos para instalações visitadas pelos especialistas. "A Opaq está satisfeita de ter verificado, e ter visto destruídos, equipamentos de todos os 23 locais importantes de produção/mistura/preenchimento declarados."
A ação é parte de um acordo mediado pela Rússia e Estados Unidos, após Washington ter ameaçado invadir o país em resposta à morte de centenas de pessoas em um ataque com gás sarin nos arredores de Damasco no dia 21 de agosto.
FONTE:POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário