Páginas

20 de setembro de 2013

Síria entrega primeiras informações sobre arsenal de armas químicas.

A destruição do armamento químico na Síria pode levar anos
 O governo de Bashar al-Assad realizou a divulgação inicial a respeito do seu arsenal químico, confirmou nesta sexta-feira, dia 20, a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW, em inglês).
De acordo com a entidade, é esperado que mais dados sejam entregues entre sábado, dia 21, e domingo, dia 22. No momento, as informações estão sendo examinadas por um comitê técnico.
A OPCW ainda frisou que a velocidade com que as armas químicas sírias estão sendo reveladas é inédita. Normalmente um processo semelhante leva 60 dias, mas um cronograma estipulado no último sábado, dia 14, deu uma semana para o país.
A proposta realizada pela Rússia ocorreu após um ataque químico nos arredores de Damasco no dia 21 de agosto matar 1,4 mil pessoas. Esta foi a alternativa encontrada por Putin para tentar evitar uma intervenção militar comandada pelos Estados Unidos no aliado, que enfrenta uma guerra civil que já dura 30 meses e tem 110 mil mortos. A ONU confirmou o uso de armamento químico, mas não apontou nenhum responsável. A Rússia é o único país que acusa os opositores a Assad. 
Font:POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário