Páginas

23 de agosto de 2013

Saiba o que é compulsão sexual.

Existem diferentes tipos de transtornos do sexo e, embora ocupem pouco espaço quando se fala sobre o tema, a realidade é que os casos não são tão raros. É comum ouvirmos, entretanto, que alguém é ninfomaníaca ou que é viciado em sexo; em geral, isso é dito em forma de brincadeira, ao fazer referência às pessoas que gostam muito de transar. Mas o assunto não é tão simples assim.


A compulsão sexual, por exemplo, afeta em geral os homens e embora no Brasil não exista um resultado conclusivo, nos Estados Unidos estima-se que de 3% a 6% da população total tenha o transtorno. Além disso, embora seja confundido com o vício pelo sexo, que também é tido como um distúrbio mental relacionado à sexualidade, não é a mesma coisa.

O compulsivo é aquele que está toda a hora pensando em sexo e não consegue controlar os seus desejos e pensamentos, sendo que eles devem ser realizados no mesmo instante. É considerado um problema porque pode prejudicar as relações interpessoais, afastando a pessoa dos amigos, da família e mesmo do trabalho, ao atrapalhar o desempenho de suas atividades.
Por outro lado, nem todo o compulsivo por sexo é um indivíduo promíscuo, ou seja, se relaciona com muitos homens e mulheres, pois ele pode apresentar diferentes comportamentos. O mais comum são três situações: aqueles que procuram, a todo instante, vários parceiros, podendo ser através do sexo casual ou anônimo.

Outra situação é quando a pessoa exige demais do seu parceiro fixo e a terceira se refere àqueles que não precisam de um parceiro e vivem isolados em frente ao computador, onde podem se masturbar assistindo a filmes e olhando fotos.

A compulsão, como outros transtornos, está relacionado à ansiedade e não raro os indivíduos buscam no sexo uma forma de relaxar ou mesmo de jogar as suas frustrações, o que deve ser tratado. Caso contrário, pode chegar uma hora em que a pessoa não vai mais conseguir controlar as suas vontades a ponto de se arriscar em situações perigosas.

Já o diagnostico é difícil de realizar, pois muitas vezes o paciente não busca ajuda. Além disso, a sociedade criou a relação que o homem viril e machão é aquele que deseja ter muito sexo e, assim, existe grande dificuldade em identificar o problema e mesmo coragem de buscar ajuda médica.

É comum que o compulsivo tenha vergonha do seu comportamento e autoestima baixa. No entanto, uma vida sexual saudável e plena será alcançada somente a partir do momento em que se admite o problema e se busca tratamento. Fonte: Clic+

Nenhum comentário:

Postar um comentário