Páginas

25 de maio de 2013

Confira os assuntos que foram destaque na semana que passou

Incêndio em Duque de Caxias

AFP
O incêndio atingiu grandes proporções

Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de combustíveis e lubrificantes da Petrogold em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na quinta-feira, dia 23. Um funcionário da empresa, identificado como Gelson da Silva Ferreira, de 43 anos, acabou morto. Outras sete pessoas ficaram feridas.
Uma área de aproximadamente quatro quarteirões precisou ser isolada pela Defesa Civil do estado. Doze casas foram atingidas diretamente pelas chamas e outros 114 imóveis foram interditados por medidas de segurança. Moradores da região precisaram buscar abrigos.
Os bombeiros só conseguiram controlar o fogo na manhã de sexta-feira, mas novas explosões assustaram quem estava no local.

Tornado em Oklahoma

AFP
O tornado causou destruição nos EUA

Um tornado atingiu o estado norte-americano de Oklahoma no início da semana, deixando um rastro de destruição e 24 mortos, dos quais nove são crianças. Além disso, pelo menos 237 pessoas ficaram feridas. Estima-se que o prejuízo tenha ficado entre US$ 2 bilhões e US$ 5 bilhões.
Os números ainda são incertos, pois novos corpos podem ser encontrados nos destroços. No primeiro balanço, foram divulgadas 51 mortes. Depois, este número aumentou para 91. No entanto, as autoridades revisaram para 24, pois alguns corpos haviam sido contados mais de uma vez.
Com mais de três metros de diâmetro, o tornado passou por aproximadamente 32 quilômetros em 40 minutos, com ventos de até 320 km/h. O presidente do país, Barack Obama, declarou estado de emergência na região e prometeu toda a ajuda necessária para as vítimas.

Novo ministro do STF

ABr
Luís Roberto Barroso foi escolhido por Dilma

A presidente Dilma Rousseff indicou na quinta-feira, dia 23, o advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso para ocupar a vaga deixada por Carlos Ayres Britto no Supremo Tribunal Federal.
“O professor Luís Roberto Barroso cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do país”, diz a nota enviada Presidência da República com o anúncio da escolha.
Barroso diz ter tido uma conversa “totalmente republicana” com a presidente Dilma antes de ser indicado. Agora, a escolha segue para aprovação do Senado, onde o advogado deve passar por uma sabatina.

Mensalão

STF/Nelson Jr.
Barbosa quer se preparar melhor para o julgamento

Mesmo já tendo expressado antes seu desejo de concluir o julgamento do mensalão ainda no primeiro semestre, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, já reconhece os recursos devem ficar só para depois de julho, por questão de tempo.
Segundo Barbosa, o volume de trabalho é grande, com peças que contêm entre 150 e 200 páginas. Além disso, todos os 25 condenados pelo STF entraram com recurso. O ministro reconhece que precisa se preparar melhor para analisar cada caso.
Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello também acreditam que é necessário analisar o tema com cuidado. Por outro lado, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, cobra agilidade no processo. Fonte:POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário