Páginas

22 de novembro de 2012

Jarbas Vasconcelos é reeleito na OAB/PA

'Foi uma vitória da garra”. Assim o presidente reeleito da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Pará (OAB-PA), Jarbas Vasconcelos, expressou o seu contentamento com a vitória nas eleições da Ordem no dia de ontem. O resultado da votação foi divulgado nas primeiras horas da madrugada de hoje, e a festa dos signatários da Chapa OAB por Você começou na praça Barão do Rio Branco, em frente à sede da entidade. Logo após o resultado oficial da eleição para o biênio 2013/2015, Jarbas Vasconcelos ratificou sua disposição em defender as prerrogativas dos advogados no Estado, a defesa dos interesses da sociedade paraense e o meio ambiente e promover a capacitação continuada e atendimento médico aos profissionais do Direito.

Para Jarbas Vasconcelos, “essa foi a eleição mais difícil da OAB-PA, mas vencemos bem, ou seja, das 30 seções eleitorais vencemos em 22 seções, das 19 no interior do Estado vencemos em 15. Foi uma vitória consagradora, legítima”, afirmou Jarbas. Ele destacou que a suspensão temporária da eleição no dia de ontem, provocou abstenções. “Mas isso é normal em um processo eleitoral”, observou. Jarbas afirmou que advogados que anteriormente não votaram nele agora defenderam a candidatura da Chapa OAB por Você.
A apuração dos votos da eleição teve início no começo da noite, na sede da OAB-PA, no Largo da Trindade, no Centro Histórico de Belém, e foi acompanhada atentamente por advogados na praça Barão do Rio Branco, principalmente os signatários dos três candidatos, Duda Klautau, Avelina Hesketh e Jarbas Vasconcelos. Os candidatos preferiram aguardar pela contagem dos votos em locais distintos: Jarbas Vasconcelos e Duda Klautau permaneceram na sede da Ordem e Avelina Hesketh no comitê instalado no entorno da praça. Tensão - Após intensa articulação, a Comissão Eleitoral da seccional paraense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA) conseguiu derrubar a liminar que adiava a escolha do novo presidente da instituição. A cassação, assinada pelo desembargador federal Reynaldo Fonseca, permitiu a votação, que começou com mais de uma hora de atraso, por voltas das 10h30, em Belém e no interior do estado. “A gente lamenta esse tipo de notícia, que atinge a nossa instituição de forma desnecessária, mas para nós o que interessa é garantir a normalidade do pleito”, afirmou Jarbas Vasconcelos, atual presidente da Ordem e candidato à reeleição pela chapa “OAB por você”. Segundo o advogado André Serrão, presidente da Comissão Eleitoral, a articulação para garantir o pleito começou antes mesmo da notificação oficial. “Tínhamos conhecimento da liminar desde à noite de ontem (terça-feira), por isso procuramos o Tribunal ainda nas primeiras horas do dia, entes mesmo de sermos notificados oficialmente da decisão”, afirmou. De acordo com Serrão, a contestação da chapa “Pela Honra, Pela Ordem”, encabeçada por Avelina Hesketh, foi derrubada assim que a comissão comprovou que a relação dos advogados aptos a votar estava disponível no site da instituição. “O próprio juiz que concedeu a liminar reconheceu ter sido induzido ao erro”, disse. A suspensão do pleito por 72 horas tinha sido determinada pelo juiz federal Bruno Castro. Avelina, no entanto, afirmou que permanecia sem ver a listagem oficial. Foram duas tentativas de adiar a eleição. No início da semana, o candidato Eduardo Klautau, da chapa “OAB mais”, também  pediu a suspensão, mas foi negado pela justiça.
 Fonte: Jornal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário