Com a ajuda dos telescópios Hubble e Spitzer, a Agência Espacial Norte Americana conseguiu imagens da galáxia mais distante já encontrada no universo – até onde o conhecemos. Confira a imagem.
A NASA relatou em um comunicado à imprensa a descoberta da galáxia mais distante no universo conhecido. Como a luz dessa pequena galáxia demora 13,3 bilhões ano para chegar até a terra, as imagens feitas dela através dos telescópios Hubble e Spitzer mostram como ela seria quando o universo tinha apenas 420 milhões de anos.

A recém-descoberta galáxia, que recebeu o nome de MCAS067-JD, se formou poucos anos após o teorizado início do universo, o Big Bang. De acordo com a NASA, ela é tão pequena (tem apenas uma fração do tamanho da Via Láctea) que pode ser representar um dos primeiros passos na formação de uma galáxia maior.
A partir das análises, é possível dizer que ela tem cerca de 600 anos-luz de largura, bem menor do que os 2000 anos-luz que são o usual para uma galáxia da mesma idade. O estudo mais completo será publicado no periódico científico “The Astrophysical Journal” no mês que vem na edição de número 20.
Fonte: [NASA /CBC]