Páginas

22 de outubro de 2012

Ministros criticam Lewandowski por citar artigo de jornal em voto.

ABr / Fabio Pozzebom
Para ministros, Lewandowski deve citar pessoas conhecidas
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se surpreenderam com o colega Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão, por usar um artigo do jornal “O Estado de S. Paulo” para sustentar seu argumento sobre o crime de formação de quadrilha, segundo o Blog do Camarotti, do portal G1.
Para os ministros, a iniciativa foi “heterodoxa”. “A Suprema Corte do país tem de se citar. Se quiser citar outros doutrinadores, que sejam ex-ministros do tribunal ou juristas consagrados”, disse um deles. O artigo em questão foi escrito pelo professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas Rafael Mafei Rabelo Queiroz.
Na quinta-feira, dia 18, Lewandowski absolveu todos os réus acusados de formação de quadrilha, enfatizando que Mafei – que afirma que “a quadrilha é um crime autônomo que não se confunde com os delitos que por intermédio dela se praticam” – desenvolveu um raciocínio como o das ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber.
“Citar pessoas que ninguém sabe quem é, é um acinte, não tem sentido. Nesses casos, ou você pega o voto de um colega ou cria uma nova doutrina. Eu nem sei quem é esse senhor que ele citou”, declarou um dos magistrados, que preferiu não se identificar.
Da Redação:Pop

Nenhum comentário:

Postar um comentário