Páginas

18 de outubro de 2012

Filme A Entidade


Sinopse: Em 'A Entidade', Ethan Hawke interpreta um escritor de livros de crime, que luta para conseguir escrever sua próxima história. Ele resolve se mudar com sua família para uma casa onde ocorreu o assassinato de uma família inteira. Lá, descobre uma caixa com vídeos, que mostram assassinatos de outras famílias, revelando a existência de algo sobrenatural e perigoso naquele lugar.
DivulgaçãoHawke é praticamente a encarnação do escritor que já foi promissor um dia.
Há um mérito inegável em “A Entidade”, filme cujo título nacional entrega mais do que deveria: as cenas em que o diretor, Scott Derrickson, o mesmo de “O Dia em que a Terra Parou” (2008) e “O Exorcismo de Emily Rose”, resolve colocar todo suspense possível, são de arrepiar a espinha. O problema é que o filme não tem muito mais para mostrar além disso.
DivulgaçãoExcelente uso de luz e sombra

A trama, que abraça alguns clichês do gênero, é centrada em um escritor chamado Ellison, papel de Ethan Hawke. Ele é especializado em desvendar crimes sem solução plauzível e, depois, publicar a história (não é por acaso que “A Sangue Frio”, de Truman Capote, seja mencionado). Mas como seu único sucesso foi dez anos atrás, ele precisa de um novo hit, e por isso resolve se mudar para uma casa onde uma família foi assassinada enforcada, com a exceção de uma das crianças que está desaparecida. E é aí que as coisas ficam estranhas.
DivulgaçãoPor "estranhas" entenda: fazendo referência a "O Exorcista"
Ellison encontra no sótão uma caixa contendo uma série de rolos de super 8. As imagens, aparentemente corriqueiras, com cenas da família que vivia na casa, subitamente dão lugar à cena de enforcamento. Os outros rolos mostram outros assassinatos, de outras famílias, com desaparecimento de uma das crianças, que podem estar relacionados, levando o escritor a pensar que encontrou uma mina de ouro. Ou a danação de sua própria família.
DivulgaçãoO projetor de super 8 e os momentos em família


Ao longo da primeira metade do filme, o uso esperto de luz e sombra (mais sombra que luz, diga-se), aliado à interpretação competente de Hawke, dão o tom necessário. Não sabemos do que se trata o mistério e a trilha angustiante vai criando o clima de medo e paranoia para que embarquemos nas dúvidas do personagem, enquanto não sabemos a origem da ameaça. Isso ajuda a, ao menos, disfarçar os clichês da trama: escritor atormentado, que não dá atenção para a família, cujos filhos estão desenvolvendo problemas psicóticos e a mulher já está no seu limite e está dando uma última chance a ele.
DivulgaçãoComo se o sótão já não fosse assustador o suficiente


São três sequências particularmente boas, ainda que longas demais para gente que não é muito fã de suspense e caiu meio que de paraquedas na sala de cinema. Ainda assim, o uso das já citadas trilha e jogo de luz e sombra, especialmente em uma em que a luz da casa acaba, e a iluminação é feita pelo próprio Hawke com o flash da câmera do celular (em espírito, lembra o fotógrafo de “Janela Indiscreta”, que usa o flash para atrasar o assassino).
DivulgaçãoAtor e iluminador em uma cena


Os problemas começam na segunda metade, quando fica clara a origem genérica e preguiçosa de todo o mal. Todo o suspense do começo (apesar de clichês como o do policial que manda eles saírem da cidade já na primeira cena) é jogado por água abaixo quando sabemos a origem da ameaça, ainda que o título nacional “A Entidade”, além das sinopses, já entregue que seja de natureza sobrenatural. “Sinister”, que é simplesmente “Sinistro”, não tem essa conotação sobrenatural, e não prevê nenhuma entidade. Ainda assim, é genérico e aleatório demais.
Divulgação A cara de Hawke quando descobriu o que tinha no roteiro

Outro ponto negativo é o mau uso dos personagens secundários. A esposa, os filhos e os dois policiais. São tão poucos e, ainda assim, o diretor consegue com que eles tenham nenhum aprofundamento. O filme é jogado nas costas de Hawke que, mais experiente (desde os tempos de “Conta Comigo”), ainda consegue se virar com seu personagem, criando seus dois dedos de camadas de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário